segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Um pouco de história


A Matemática é o conjunto de disciplinas lógicas que tratam das relações existentes entre grandezas e operações, reúne métodos pelos quais essas relações são dedutíveis de outras conhecidas ou supostas. É em suma, a ciência da relação de grandeza, ordem, forma, espaço e continuidade.
Essa ciência difícil e com complexidades pós o conhecimento humano, foi criada a partir dos primeiros seres racionais há milhões de anos dos Homo Sapiens. Ela foi criada com o intuito de inventar uma lei sobre todas as quais ela é soberana e determina o possível e o impossível com uma questão de lógica. Essa lógica serviu para os primeiros raciocínios desde trocas à vendas pelas quais nossos ancestrais necessitavam.
Até mesmo hoje, ela supera todas as ciências em necessidade humana, chegando até a superar a necessidade de se comunicar por meio de um idioma compreensível de tal região.
Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão, Raiz quadrada, Potência, Frações, Razões, Eqüações, Ineqüações, Termos, Leis, Conjuntos, etc,; Todos esses princípios e centenas de milhares de outros estavam dentro da ciência complexa, difícil, explicável e lógica que se chamava Matemática, agora, é uma ciência mundial, isto é, todo o Planeta Terra necessita da matemática.
Os primeiros grandes astrônomos e filósofos deram o essencial a essa complexidade. Vários deles se destacaram, como os egípcios, sumérios, babilônicos e gregos. Grandes mentes surgiram desde esses princípios e inventaram ainda mais outros princípios mais complexos e mais difíceis.
Até hoje, o homem continua inventando mais meios para suprimirem todas as necessidades matemáticas do humano moderno.

6 comentários:

  1. Muito interessante o texto, destaca varias caracteristicas importantes que muita gente nao sabe com relação a matematica.

    ResponderExcluir
  2. é verdade, muito interessante a abordagem

    ResponderExcluir
  3. Muito bons os textos. Pessoalmente acho a matemática uma ciência universal, na verdade sempre gostei de matemática, não aquela coisa: "puxa! como ele gosta de matemática!"...mas sempre gostei mais do que as outras matérias. Dizer que não gosta de matemática é mais moda do que verdade, às vezes, eu acho, hehe.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Luciana! Otimo texto, otimas colocações.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog Lu... Os textos estão ótimos!!!
    Continua postando aí pra ver se melhora o pré conceito em relação a disciplina.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog, isso mostra o interesse das graduandas em tornar o ensino da matematica mais acessivel e interessante!
    Parabens!
    è de estudantes como vocês que nascem grandes profissionais!
    Fabiano

    ResponderExcluir