segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tenho cinco maçãs, como uma. Quantas ficam?


É que eu sabia essa com laranjas...


A resolução de problemas matemáticos é uma barreira que a maioria dos alunos enfrenta no aprendizado da matemática, pois esses têm dificuldade em identificar a operação que deve ser utilizada para a sua resolução.

Ao resolvermos um problema matemático, antes de fazermos as “contas”, devemos interpretar, entender o que ele quer que calculemos, assim podemos dizer que a dificuldade em resolver problemas matemáticos não é uma dificuldade da disciplina de matemática e sim uma dificuldade interdisciplinar, pois o aluno que não interpreta um problema dificilmente fará uma interpretação de texto bem feita nas aulas de português, por exemplo.

São vários os fatores que levam um aluno a ter dificuldade em interpretar textos ou problemas, o principal deles é falta do hábito da leitura.

(Fonte: http://www.brasilescola.com/matematica/problemas-matematicos.htm)

4 comentários:

  1. Realmente resolução de problemas é um "problema" para a maioria dos alunos, principalmente se os dados são frações, números decimais, porque se assustam, e não tem a mínima ideia de como resolver!
    Problemas se tornam um desafio independente da turma.

    ResponderExcluir
  2. Realmente! Os problemas são um problema... Acredito que o trabalho com textos matemáticos como desafios, textos próprios da história da matemática e curiosidades, por exemplo, podem auxiliar-nos nessa tarefa: estimular os alunos para a leitura e amenizar o terror em relação aos problemas.

    ResponderExcluir
  3. Uma constatação mais que pessoal: amo ler, escrever, interpretar, adquirir conhecimento através da leitura; mas sempre fugi dos números. Talvez, hoje, com outra "cabeça", e uma professora que amasse a matemática (na mesma proporção em que amo as letras), eu viesse a mudar de ideia. Seria ótimo aprender a amar os números também.

    ResponderExcluir
  4. Quero acreditar que existe uma tal de inteligência criativa...pois sou péssimo em exatas.
    Sou o legítimo exemplo de que uma pessoa que não sabe interpretar vai mal em matemática.Se português, matemática, história, etc...são matérias difíceis, é pq falta educação, e não uma simples educação da boca pra fora, trata-se de princípios.Os alunos de hj estão frente a frente com uma carrada de informações, e estão tão alienados, que nem mesmo acreditam em Deus, o Microsoft Word nos corrige quando estamos errados e o Excel resolve nossos problemas, os quais estão cada vez mais simples, mas com consequências incríveis.Tenho quatro maçãs e como uma , quantas ficam?...Bom....deixa eu abrir a calculadora aqui no meu pc.

    ResponderExcluir